Início » Estudos Bíblicos » Lidando com os Elogios

Lidando com os Elogios

“Fazer elogios sinceros é uma forma simples de se relacionar com as pessoas. Saber o que fazer com os elogios...


“Fazer elogios sinceros é uma forma simples de se relacionar com as pessoas. Saber o que fazer com os elogios recebidos é mais importante do que recebê-los. 

Existe um paradigma no evangelho de que cristãos não podem elogiar o próximo, nem o próximo receber algum elogio de seus irmãos. Elogiar não é pecado, e  receber um elogio é algo saudável. Deus mesmo elogiou a Abel no gênesis, e elogiou também a Jesus no Rio Jordão. A Bíblia faz uma narrativa do primeiro registro de um elogio ocorrido ainda no gênesis. Lá no princípio das coisas. A História foi narrada assim:

Caim era filho mais velho de Adão, sua função era lavrar a terra, preparando-a para dar os frutos. Abel, por sua vez, sendo mais novo, cuidava do rebanho da família. Ambos tinham um trabalho digno e honroso, e viviam num mesmo território. Vida comum, rotina normal… Certo dia, porém, houve algo que mudaria para sempre a história de vida daqueles dois irmãos. Algo sairia da rotina para romper paradigmas da vida.

Às vezes estamos acomodados com as coisas e conformados demais com este século. Alguém pode dizer: É melhor deixar-me quieto! Gosto assim desse jeito! Mas, desde o princípio podemos ver Deus preocupado a levar os seus filhos às mais novas e diversas experiências espirituais com Ele. No reino espiritual não existe “tá bom assim mesmo”. Observamos que o SENHOR dirige a relação da sua criação a horizontes mais profundos com Ele. Deus requer mudanças para maximizar uma amizade sincera com Ele. Saber lidar com essas mudanças é o que pode fazer a diferença em sua vida.

Lá no gênesis, um dia, aquelas atividades que religiosamente desempenhavam Caim e Abel, foram interrompidas para uma apresentação especial. Cada um apresentaria a sua obra artística (adoração) a Deus, um ato de louvor ao seu Santo nome. Não havia concorrência, não era um festival de premiações. Era um tempo de culto ao Deus Criador. Naquele palco estavam presentes dois atores e um Expectador. Os atores tinham os seus talentos e o primeiro partiu para o seu primeiro ato: Caim preparou uma oferta do fruto da terra e apresentou ao SENHOR naquele palco. Agora era a vez de Abel fazer a sua apresentação. Ele preparou a melhor ovelha do rebando e a apresentou. Poderia ter se retirado, sem esperar elogios, contudo Abel foi além da tarefa, deu uma caprichada a mais que seu irmão, preparou com mais devoção o seu ato, e deu um tanto mais do melhor que havia de seu talento: a gordura daquela ovelha fez parte de sua obra, que representava uma honraria a mais ao Expectador. Afinal Aquele que o assistia não era apenas um simples homem na platéia. Era um expectador diferente. Um Rei. O SENHOR deles e Criador dos céus e da terra!
Quem melhor agradaria ao Rei? Abel. Por isso Deus o elogiou. A diferença daquele elogio mudou a história daquela família. As habilidades de Caim e Abel foram diferenciadas pela forma mais profunda de como se apresentou (adorou) Abel. Ele não se importou com a preguiça e nem com a mediocridade. Por isso foi elogiado.

Ainda vejo muitos cristãos com a crise do elogio. Nem sempre sabemos lidar com os elogios quando os recebemos. Mas isso faz bem para a alma. Representa forte reconhecimento por algum esforço. Isso não é ruim! Contudo, saber o que fazer com o elogio é mais importante do que recebê-lo.
Fazer elogios sinceros é uma forma simples de se relacionar com as pessoas. É bom para a saúde mental. Estreitam laços de ternura, amor e amizade. Não causa danos morais, nem espirituais. Poucos, porém costumam fazer elogios ao próximo dada à diversidade cultural de uma sociedade, natureza de um ambiente familiar ou mesmo mitos ou costumes de uma religião.

Saber receber elogios é uma atitude de respeito, nobreza e cortesia. Se, gentilmente recebidos não é PECAAADO, trata-se de uma questão de humildade. Ainda vejo alguns levitas com MEDO ou com vergonha de receber uma palavra de agradecimento ou elogio. Ora, é simples, seja cortês e agradeça-os. Receber um “muito bem” ou “parabéns” não é o mesmo que dividir a Glória de Deus com você. Isso é inconcebível e praticamente impossível. É um mito! Um “parabéns” sincero é representado por um ato de simplicidade do autor. Quem faz o elogio está querendo dizer: “como você é dedicado(a)”. Já um “muito obrigado” representa: “puxa, como o seu esforço me ajudou”. Isso não é dividir a glória de Deus, ao contrário do mito, é uma MULTIPLICAÇÃO da glória de Deus para a vida de outras pessoas. Se você estiver abençoando as vidas, continue abençoando e continue recebendo as bênçãos de Deus.

Também vejo muitos levitas levando a igreja à uma adoração tão profunda, tão intensa e saudável com as suas danças, ao um nível em que o Espírito Santo é atraído para aquele lugar de forma especial. Muitas curas e milagres acontecem. Mas, na hora de se alegrar com a igreja, com saltos, aplausos e gestos de júbilo ao SENHOR, viram de costas para os seus irmãos e começam a aplaudir para as paredes! Parece humildade, mas não é! Pode ser interpretado como uma atitude imatura e desrespeitosa. Não, gente! Sai dessa dessa religião! Vai lá no meio dos irmãos, pula mesmo, desce! Abraça o seu irmão, celebre, chore de alegria com seus pais e familiares. Comunhão. Comunhão e relacionamentos!

Já pensou se Abel tivesse virado as costas para o elogio de Deus! Deus não está naquelas lindas paredes ou cortinas. Ele habita NO MEIO dos louvores do seu povo! Gente, o altar é um lugar de privilégio e não de “constrangimentos”. Não se sintam seres inferiores, nem superiores. No reino de Deus, somos TODOS filhos e herdeiros com Cristo.

Mas, já vi também em nossas igrejas pessoas que não souberam lidar com isso. Depois que foram mimadas por “autoridades”, NUNCA mais voltaram a se relacionar com os os pobres e mortais. (tsc)!… Tive a oportunidade de conhecer pessoalmente, e inclusive, a alegria de tocar com duas personagens muito conhecidas do meio da música gospel no Brasil. Uma personagem se misturava com os músicos, conversando e tendo comunhão intensa, como fazem os cristãos de verdade. A outra personagem porém, não se aproximava, e, quando perto, era “proibido”, sequer, tocar em seu instrumento ou em suas vestes dada a “impureza” dos demais membros da equipe, etc. (amadureceu depois)! A diferença é ter a mente de Cristo. Jesus era conhecido por vários títulos como Messias, Deus Emanuel, Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade e Príncipe da Paz. Entretanto, Ele se misturava com o povo com toda humildade, carisma e mansidão.

Muito bem! Voltando para o evento no Éden… Recebidos os elogios de Deus, o jovem Abel ficou feliz, é claro! Voltou a desempenhar a sua função no campo. Não tenho dúvidas de que a sua alma estava alegre e mais motivada para trabalhar e levar a vida normalmente! Mas, não foi em Abel que Deus concentrou esforços depois da apresentação (adoração). Foi em Caim que o Senhor empregou força no diálogo. A alma de Caim, aquele que não havia recebido o elogio, estava doente e, precisava de um conforto. A forma como Caim lidou com a falta de elogios foi o que também fez a diferença.

“… Irou-se, pois, sobremaneira, Caim e descaiu-lhe o semblante” (v 5b).

Essa é a parte mais importante da história! Preste bem atenção agora!! Poderia me concentrar na atitude fiel e humilde de Abel e também poderia me concentrar na atitude débil e invejosa de Caim ou mesmo na covardia de um crime bárbaro e cruel que fora cometido ali. Mas, não é ai que vamos meditar… Vamos nos concentrar lá na Platéia, no ùnico Expectador daquelas cenas. Aquele Rei, que assistia o evento, deixou a sua cadeira dali, foi até Caim e disse:

“Por que andas irado, e por que descaiu-lhe o semblante?(v.6)

Imaginem.. Deus poderia ter ido até Abel e contar-lhe mais coisas sobre como se agradou muito daquela obra e muito mais. Poderia continuar dialogando e elogiando o trabalho de Abel no campo, não é verdade? Mas, não! Aquele honrado expectador, levantou-se e, como maestro, educador, conselheiro, psicólogo e, principalmente PAI, vai até junto a Caim para AMOROSAMENTE Confortá-lo!
Vejamos, Deus não REJEITOU a Caim! O que ocorreu foi que Deus não se agradou de Caim e sua oferta. Porém, Ele o CONFORTOU e o ENSINOU! Deus estava dizendo a Caim que haveria novas oportunidades, e que seu concerto, sua música, sua arte, seu presente (oferta de adoração) poderia ser melhor. “Se procederes bem, não é certo que serás aceito?” (v. 7a).

Perceba o carinho de Deus com o seu filho. Ele estava preocupado, queria dialogar, levantar a autoestima de Caim. Seus conselhos foram direcionados para uma nova visão da vida. A vida é dura, Caim! Por isso quero me relacionar melhor com você! Quero ajudá-lo com a minha Palavra. Não será só de pão que viverá o homem. Mas, do conhecimento e da obediência aos conselhos de Deus! (Mt. 4:4). Precisamos mais da Palavra de Deus a elogios por nosso trabalho.
Quando você se concentrar apenas em si mesmo, seus olhos ficarão cegos para a vida e os ouvidos surdos para Deus. O maus desejos os levarão a pecar. Foi o que aconteceu com Caim. Ele esqueceu-se do carinho de Deus. O Senhor, como um pai amoroso se revelou ao seu filho. Contudo, Caim rejeitou os conselhos de Deus e até planejou matar o irmão. Caim não estava concentrado em Deus, estava obcecado por um desejo terreno. Desejo de morte.

Caim fez as suas escolhas. Rejeitou a Deus, assim como aos seus conselhos. Ele poderia ter escolhido a visão de Deus. Poderia ter pensado: ora, o SENHOR está dizendo que eu posso! Que tenho nova chance! Que posso mudar para melhor! ELE É BOM!
Porém, Caim não olhava para o céu. Ao rebelar-se contra o próprio Deus, matar a seu irmão e ignorá-lo, (SEM ARREPENDIMENTO), provocou a ira do Altíssimo, que o confrontou e o expulsou de sua presença. Ao ser questionado por Deus sobre Abel, disse Caim na amargura de seu pecado:

“Não sei de meu irmão; seria eu por acaso o seu tutor?”

Às vezes nos comportamos como Caim. Esse pecado leva os irmãos a “matarem” os sonhos de outros irmãos. Parece não ser pecado, mas é. Tudo pode começar com um simples elogio. Muitos adoradores não aceitam ver a bem aventurança de seu irmão mais novo. Essa síndrome, associada a Caim, deverá cair por terra quando a VERDADE for revelada a cada um.
O Senhor NUNCA tem culpa!

FILHOS,

Concluo assim: que, mais importante que o elogio de Deus a Abel foi o amor com o qual Ele se revelou a Caim. Assim, Deus NUNCA tem culpa! Se você é irmão mais novo em casa, talvez seja o que ainda recebe os mimos de seus pais. Isso dá-se por causa da graça da idade, faça a sua parte e recompense-os com o seu melhor para eles. O mais importante é o amor. Se você é o irmão mais velho, lembre-se de que você também já recebeu muitos mimos quando tinha uma idade menor. Caminhando em unidade ambos obterão maior bem aventurança ainda. Se na igreja, esse espírito de Caim permanece, arranque-o de si; corrija-o e junte suas forças ao próximo para que o reino de Deus seja multiplicado com saúde!

amigos

Lembrem-se: o mais importante não é o elogio. O mais importante é o amor!

PAIS,

E, Se alguma coisa ainda os faz pecar a ambos, lancem-na fora! POR INVEJA ABEL MORREU, POR ORGULHO CAIM TORNOU-SE MALDIÇÃO, E, DE TABELA, ADÃO E EVA PERDERAM DOIS FILHOS.

… Uma atitude por mudar tudo:

“Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus , em Cristo, vos perdoou” (Ef. 4:32).

Amém?
Até uma próxima!

[email protected]
Twitter: MinisterioAdore

 

Autor

Claudio Santos

Claudio Santos

Líder fundador do Movimento Adore Days no Brasil. Com 30 anos de vida cristã, Claudinho, além de pastor é músico, conferencista e conselheiro cristão. Coordenador e Voluntário das Missões Adore na Amazônia. Diretor da Escola de Missões Adore. Casado, pai de duas lindas princesas, Claudinho, como é mais conhecido, adota o método não tradicional da escrita para levar a verdade do evangelho aos amigos leitores.

+ Artigos - blog

* As opiniões expressas nos textos publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores
e não refletem, necessariamente, a opinião do Gospel Prime.


Leia mais...

Vinde a Mim

Vinde a Mim

Relacionamentos, Jesus é uma pessoa expansiva – Parte...

Relacionamentos, Jesus é uma pessoa expansiva – Parte...

Relacionamentos – Parte I,  Um Deus de Atitudes

Relacionamentos – Parte I, Um Deus de Atitudes

Haja Luz!

Haja Luz!


Comentários

Comentários

  1. Adriano Martins

    Gostei

  2. Robson Rocha

    Claudinho, ficou muito bom essa reflexão, Gostaria de entender melhor essa frase, E foi uma voz de poder e autoridade! Ele não estava negociando com o diabo, nem com o homem. Era uma ordem de Deus para a terra! Certamente com o diabo ele não negociaria mesmo, mas o homem ainda não avia sido feito na terra. Deus abençoe.

  3. Claudinho Santos

    Olá Robson, a Paz de Cristo meu amado!! Pondere o texto devido ao pedido de licença hermenêutica, (Ele não negociaria, não continuaria, nem continuará negociando) a ordem Dele de haver luz na terra com ninguém por aqui!!… Forte abraço. O Senhor é contigo!!

  4. Ministerio Adore Days

    Olá Robson, a Paz de Cristo meu amado!! Pondere o texto devido ao pedido de licença hermenêutica, (Ele não negociaria, não continuaria, nem continuará negociando) a ordem Dele de haver luz na terra com ninguém por aqui!!… Forte abraço. O Senhor é contigo!!